Uma surpresa no caminho…

Dias atrás, encontramos bem perto da porta da nossa sala um bichinho interessante. Com muita certeza, algumas crianças afirmaram que o bichinho era uma borboleta, porém outras levantaram várias dúvidas a respeito:

— Ele é muito pequeno e borboleta é grande!
— Eu acho que é um morcego. Morcegos são desse jeito. Tem duas asas assim!
— Eu acho que é uma abelha.
— Ele está morto ou vivo, Leca?

Logo de início, constatamos que o bichinho não estava vivo, pois ele não se mexia. Para sanar todas as dúvidas que surgiram durante nossa conversa, decidimos fazer uma pesquisa na internet para descobrir, de fato, que bichinho era aquele.

Iniciamos nossa pesquisa buscando imagens de morcegos no Google e logo as crianças perceberam que o bicho não poderia ser um morcego.

— Nossa, o morcego é muito grande!
— Morcego tem dentes.
— Ele é assustador!

Então decidimos buscar imagens de abelhas.

— Também não é uma abelha! A abelha é bem pequena.
— E ela tem listras laranjadas.

Pesquisamos então por borboletas e, rapidamente, as crianças perceberam muitas semelhanças entre as imagens na tela do computador e o bichinho encontrado.

— Leca, acho que é mesmo uma borboleta!

Nessa pesquisa, descobrimos que o bichinho era uma borboleta e que existem borboletas de várias cores, tamanhos e até com formatos de asas diferentes.

Como constatado inicialmente, a borboleta não estava viva e, por isso, a colocamos exposta no mural da sala. Ao longo dos dias, as crianças que não haviam participado dos primeiros momentos da nossa pesquisa se inteiraram do assunto e trouxeram diversas contribuições sobre o tema, mas também levantaram outras dúvidas.

— Leca, eu já vi uma borboleta no meu jardim. Ela estava sugando o néctar das flores. Mas a borboleta que eu vi era pequenininha e laranja.

A partir dessa afirmação, outras perguntas foram surgindo:

— O que é néctar?
— Para que as borboletas sugam as flores?
— Existem borboletas bem pequenininhas?

Como essas dúvidas surgiram no último dia de aula, antes do recesso de julho, não tivemos tempo para buscar as repostas. Então combinei com as crianças que, na volta às aulas, pesquisaremos mais sobre o assunto.

E assim terminou nosso primeiro semestre letivo. Cheio de curiosidade e vontade de aprender coisas novas. Nosso trenzinho agora está descansando e passeando bastante.

Até agosto pessoal!
Professora Alexandra Ramos

Uma surpresa no caminho (01)