Uma nova descoberta… E uma nova pergunta…

A Turma do Foguete continua muito interessada em conhecer um pouco mais sobre a Lua. Na pesquisa anterior, as crianças aprenderam sobre as fases da Lua e ficaram curiosas para saber para onde a Lua vai quando ela não está no céu.

Para ajudá-las a solucionar esse mistério, fiz uma pesquisa prévia com o intuito de descobrir uma maneira simples de explicar para as crianças como funciona o movimento de rotação da Terra. Pensei então que a melhor maneira para explicar esse movimento seria levando um globo terrestre para a sala de aula. E assim o fiz. Me sentei com as crianças em roda e apresentei o globo terrestre para elas. Imediatamente o grupo iniciou uma conversa a respeito:

— Isso é a Lua?
— Não! Esse é o planeta Terra!
— Porque você trouxe o planeta Terra para a sala Marcella?

A partir daí expliquei para as crianças que eu havia levado o “planeta Terra” para a sala para ajudar a turma a descobrir para onde a Lua vai quando ela está no céu.

foto1

A primeira informação que passei para o grupo foi a de que o planeta Terra gira, assim como o globo com o mapa terrestre que eles estavam observando. Logo, todos quiseram experimentar girar o globo também.

Após mostrar que a Terra gira ao redor do seu próprio eixo, peguei um objeto para representar a Lua e outro objeto para representar o Sol. Em seguida, pedi para duas crianças segurarem os objetos em volta do globo terrestre. Depois mostrei para o grupo onde era o Brasil no globo e expliquei que nós morávamos ali. Posteriormente comecei a girar o globo terrestre e pedi para as duas crianças que estavam segurando os objetos ficarem paradinhas.

Dessa forma foi possível mostrar para as crianças que, na verdade, não é a Lua que some do céu. É a Terra que gira em torno de si e, por isso, uma hora podemos ver a Lua, outra hora visualizamos o Sol.

Pronto! Mistério solucionado. Já sabemos o que acontece com a Lua quando ela não está no céu.

— Marcella, agora eu quero saber quantos dias demora para chegar na Lua de foguete – comentou uma das crianças logo que terminamos nossa pesquisa.

Agora já temos uma nova pesquisa para fazer! Essa turminha é mesmo incansável…

Abraços das Turma do Foguete!