Parlendas e brincadeiras na Turma do Tubarão

A Turma do Tubarão brinca com diversas parlendas na rotina escolar. Além de se divertirem muito, as crianças fazem várias descobertas a partir das vivências com as parlendas. Elas descobrem novas palavras e seus significados.

Para as crianças, agora a ponte virou pinguelinha. Falar baixinho é o mesmo que cochichar. E no faz de conta elas comem pastéis, biscoitos, feijão com arroz… As crianças também brincam de soldado nos deslocamos pelos pátios do Recreio:

— Marcha soldado, cabeça de papel!

E brincam com os números:

— A casinha da vovó cercadinha de cipó. O café está demorando, com certeza não tem pó! É um, é dois, é três…

As vivências com as parlendas em momentos diversos estão trazendo muitos sorrisos, novos aprendizados e contentamento ao grupo. As crianças já reconhecem algumas parlendas trabalhadas em sala e pedem para recitá-las quando estamos em roda.

Trabalhar com as parlendas é benéfico para o desenvolvimento da memória, da criatividade e da construção da afetividade, além de ampliar o vocabulário das crianças. Por isso, preparamos uma coletânea com as parlendas preferidas da Turma do Tubarão, com textos e produções artísticas, para que as crianças possam recitar em casa junto com as famílias.

Um abraço!
Professora Marilene de Araujo

turma