Luz e cores – Uma experiência encantadora

Desde que escolheram o nome para a turma, as crianças estão cada dia mais encantadas e felizes. Tudo gira em torno do arco-íris: os desenhos, os coloridos e, claro, as conversas. E como essa temática está tão presente em todos os momentos e gera tanta satisfação, o fenômeno natural arco-íris tem sido tema de estudo e investigação da turma.

Outro dia, em uma das nossas rodas de conversa sobre o assunto, perguntei para as crianças o que faz o arco-íris aparecer e de onde ele vem. Algumas respostas foram bem interessantes e renderam um bom diálogo:

— O arco-íris fica no céu.

— O arco-íris é colorido.

— No arco-íris tem nuvem.

— Ele tem muitas cores.

— O arco-íris é colorido, cheio de nuvens e o céu é muito azul.

— O arco-íris tem 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 cores.

— Meu pai falou que o arco-íris só vem quando tem chuva e sol. (Pelo visto essa criança atendeu ao meu pedido e perguntou para a mamãe e o papai como se dava tal acontecimento.)

Continuei instigando as crianças um pouco mais e perguntei por que o arco-íris é colorido. As respostas foram bem divertidas:

— É porque ele é muito grande e quando a chuva aparece ele some.

— Eu acho que é porque o sol mistura com a chuva.

— É só o sol! Ele que vai pondo as cores no arco-íris.

— É por causa da energia que sai da luz. O sol é muito forte, ele sai da luz. Sai da energia bem forte.

— O arco-íris é um coração que sai do pôr do sol. Ele sai da energia que vem da luz. Aí vira um arco-íris bem grandão e cheio de cores.

— Ele é como o marshmallow cheio de cores, iguais às do papel do arco-íris.

Eu já havia pesquisado com antecedência sobre o assunto, mas propus ao grupo fazermos uma pesquisa juntos em sala de aula. E, como podem ver, muito do que as crianças disseram está no caminho certo.

Vejam abaixo algumas informações que encontramos sobre o tema:

“O Arco-íris surge quando o sol ilumina a umidade suspensa no ar, após uma chuvarada, por exemplo. Quando um raio bate na borda de uma gotinha de água ou de vapor, a luz branca do sol é desviada e se decompõe nas sete cores que compõem seu espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.” (Revista Superinteressante)

“O arco-íris é um fenômeno óptico e meteorológico que ocorre quando há chuva seguida de iluminação solar. Esse efeito acontece devido à dispersão da luz branca em cores do espectro visível da luz. […] No céu, o arco-íris só pode ser observado quando existir gotículas de água suspensas no ar e o sol estiver brilhando a uma baixa altitude. Nessas situações podemos observar sete tons de cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.” (Brasil Escola Uol)

E a curiosidade do grupo não parou por aí.

Para as crianças entenderem melhor sobre a luz refletida, produzi um material utilizando um rolo largo de fita adesiva, a própria fita adesiva transparente e canetinhas coloridas permanentes nas sete cores que conseguimos ver no arco-íris.

Usei apenas as cores que estão ao alcance dos nossos olhos, mas, de acordo com o material pesquisado, o arco-íris tem infinitas cores que não são visíveis aos olhos humanos. Na pesquisa vimos também que o arco-íris é, na realidade, um círculo perfeito. Não enxergamos o todo por causa das limitações da luz quando ela esbarra na terra. Dependendo da posição em que o observador se encontra é possível vê-lo. Mas essa informação ficará para compreensões futuras. Porque no auge desse encantamento das crianças pelo arco-íris, do interesse delas pela magia e beleza desse fenômeno, um espetáculo que um arco cheio de cores produz no céu deixando um cenário colorido, é impossível ser indiferente.

Para vocês terem uma ideia da empolgação das crianças em relação ao tema, vejam abaixo o que uma criança disse enquanto fazia um desenho livre:

— Vou desenhar um arco-íris e muitos unicórnios. Porque onde tem arco-íris tem unicórnios.

O imaginário delas em torno do assunto está à flor da pele!

Voltando à experiência, após finalizarmos o material que seria usado para reproduzir as cores do arco-íris, aproveitamos que já estava escurecendo e iniciamos a experiência usando a lanterna do celular. Assim, conseguimos simular um arco-íris refletido no teto da sala, com todas as cores que são perceptíveis aos olhos humanos. Foi fenomenal! Não há palavras para descrever tamanha emoção! As crianças ficaram entusiasmadas, empolgadíssimas! Para ser sincera, todos nós ficamos.

Nossos experimentos e nossas descobertas não vão parar por aqui. Continuaremos este estudo tão bacana no segundo semestre e, certamente, ainda vamos aprender muitas coisas sobre este fenômeno da natureza tão espetacular.

Um abraço e até lá!

Professora Antônia Gomes

Fotos e vídeos: Giselle Baeta

220944_801b9526-512e-4738-a7fb-f020f538d3f9

220952_315d0f4a-d7fd-4c75-9e2b-a9f496010927

220953_1fd0dc78-1955-43e2-8df8-c485f30ff5ba

arco iris