Para entender melhor qual era o interesse das crianças, propus que listássemos os insetos que elas conheciam. Quando nossa lista ficou pronta, identifiquei que nela havia alguns bichos de jardim que na verdade não eram insetos, como aranhas, caramujos e minhocas, por exemplo. Foi nessa hora que algumas dúvidas surgiram. Afinal, quais bichos são insetos? E quais bichos não são insetos e também moram no jardim?
Alguns dias depois dessa conversa uma das crianças chegou animada em sala de aula e contou para o grupo as descobertas que fez quando pesquisou sobre o assunto:
— As aranhas são aracnídeos, como os escorpiões, os carrapatos e os ácaros! Esses animais possuem oito patas e alguns são venenosos! – disse.
Aproveitamos que o assunto foi retomado e, juntos, pesquisamos sobre as minhocas. Descobrimos que elas são formadas por anéis e, por isso, recebem o nome de anelídeos.
Também descobrimos que as minhocas podem ter até 20 corações, o que deixou a turma eufórica. De acordo com as crianças, por terem muitos corações, as minhocas podem viver muito. O que de fato é verdade, pois os anelídeos têm grande capacidade de regeneração.
Ao pesquisarmos sobre os insetos, descobrimos algumas características desses bichinhos. Vimos que eles têm asas, antenas e seis patas. A partir dessa informação uma das alunas da turma questionou:
— Alcione, a lagarta também é um inseto, assim como as borboletas? Porque a lagarta tem muitas patas, mas não tem asas…
Agora precisamos fazer novas pesquisas para descobrir. Estamos apenas iniciando o nosso estudo, que está muito interessante. Fiquem ligados, pois novas descobertas vêm por aí!
Um abraço!
Professora Alcione de Aguiar