Descobertas sobre os tubarões

Como vocês já sabem, em nossa última conversa sobre os tubarões, o grupo ficou muito curioso para saber quais espécies de tubarões existem. No dia combinado para trazer pesquisas sobre o assunto, as crianças chegaram animadas para apresentar o material trazido de casa.
As pesquisas que chegaram ajudaram a turma a conhecer várias espécies diferentes de tubarões e as particularidades de cada uma. Além do tubarão-martelo, as crianças descobriram que existem o tubarão-baleia, o tubarão-enfermeiro, o tubarão-tapete, o tubarão-lanterna-anão, o tubarão-tigre-de-areia, o tubarão-branco, o tubarão-mako e o tubarão-tigre.

Descobriram ainda que o tubarão-martelo ataca as pessoas e come outros tubarões. Já o tubarão-baleia é o maior de todos e chega a medir 18 metros. As crianças ficaram impressionadas com o tamanho do tubarão-baleia, depois que as elas se deitaram enfileiradas no chão para simular o tamanho dessa espécie.

— Ele é enorme, Júlia!

Outra descoberta do grupo é a de que o menor tubarão do mundo é chamado de tubarão-lanterna-anão. Ele parece ser um peixe, de tão pequeno que é. O mais veloz de todos é o tubarão-mako e a espécie mais perigosa é a do o tubarão-tigre.

A Turma do Tubarão já fez várias descobertas sobre esse animal tão temido pelas pessoas. Agora, uma pergunta ficou sem resposta: Quais espécies atacam as pessoas? Será que vamos descobrir? Aguardem…

Professora Júlia Cury

tubarao