Como os animais se comunicam?

No início do ano, fizemos um levantamento para saber o que as crianças da Turma Divertidarte gostariam de estudar em 2018. Um dos assuntos que surgiram foi a comunicação entre os animais. As crianças queriam a resposta para uma pergunta: como os animais se comunicam?

Na primeira conversa sobre o tema, discutimos em roda como poderia ser essa comunicação na visão das crianças. A partir daí, começamos a pesquisar sobre o assunto, com o apoio das famílias, e as descobertas foram surpreendentes!

Aprendemos um pouquinho sobre a comunicação das borboletas, das formigas, dos golfinhos, das abelhas, dos cachorros, dos gatos e de outros animais. Durante nossas conversas, uma questão central surgiu para o grupo:

— Como é possível a comunicação embaixo d’água?

Para aprender mais sobre o tema, fizemos uma visita à exposição subaquática “No Mundo das Águas”, uma exposição com aquários de água-doce e marinhos, com lago de carpas, aquaterrários, tanque de tubarões, entre outras atrações aquáticas.

Depois da visita, propus às crianças que escolhessem alguns dos animais aquáticos observados na exposição, ou citados nos estudos, para pesquisar de forma mais direcionada sobre eles (formas, cores, curiosidades, comunicação) e, posteriormente, representá-los com desenhos. As crianças escolheram os animais que queriam e descobriram algumas curiosidades:

— As raias e as moreias se comunicam sentindo e emitindo vibrações na água.
— O polvo muda de cor e solta uma tinta.
— O baiacu infla seu corpo e tem espinhos.
— O cavalo-marinho muda de cor e emite um som bem baixinho.
— As baleias cantam.
— As piranhas emitem sons.

Depois desse momento de pesquisa, cada criança escolheu o seu animal preferido para fazer o registro. Decidimos que os desenhos seriam feitos com aquarela. Afinal, nada melhor para representar os animais aquáticos e o mar que uma pintura com água. O trabalho foi divido em várias etapas: na primeira as crianças desenharam os animais; na segunda pintaram o mar e as algas; e, por fim, elas completaram os trabalhos com os detalhes (areia e conchas).

Para a produzir os textos, as crianças que escolheram os mesmos animais se reuniram para discutirem o que gostariam de escrever e, após a discussão, cada um produziu o seu texto com o meu apoio e com o apoio do colega. E assim, com esse trabalho incrível, fechamos o nosso primeiro semestre.

Professora Alcione Aguiar

Como os animais se comunicam (01)