Cobra, minhoca ou lagarta?

A Turma do Trenzinho adora brincar no pátio do Recreio. Entre tantas brincadeiras, as crianças gostam de observar as plantas, as flores e tudo que se passa no ambiente. E não é por acaso todo esse interesse. De vez em quando, um ou outro bichinho diferente aparece e causa o maior alvoroço no grupo. Já encontramos formigas, borboletas e, recentemente, nos deparamos com uma lagarta. A professora Júlia, da Turma do Tubarão, foi quem nos avisou que havia uma lagarta passeando pelo pátio.

Logo que avistou o bichinho, rapidamente a Turma do Trenzinho foi ao seu encontro. As crianças ficaram muito curiosas. Algumas estavam com receio de chegar perto da lagarta. Outras, mais destemidas, queriam até tocá-la. Com muito cuidado, colocamos a lagarta em um baldinho – para que todos pudessem observá-la com mais calma, e a levamos para nossa sala. Lá, algumas crianças ainda estavam em dúvida sobre qual era aquele bichinho:

— Isso é uma cobra!
— Não! É uma minhoca!
— Vamos pisar nela!
— Ela vai morder a gente!
— Vamos fugir!

Iniciamos então uma roda de conversa sobre aquele curioso bichinho e, buscando na internet pelo smartphone, mostrei para as crianças imagens de minhocas e cobras. Vimos pelas imagens que as cobras e as minhocas não possuem pés, mas o bichinho encontrado no pátio tinha muitos pezinhos. Fizemos mais algumas buscas na internet e, finalmente, achamos a imagem de um bichinho igual ao nosso. Ufa! Era mesmo uma lagarta!

Observamos as principais características do bicho, como suas cores e tamanho, depois o levamos para “passear” em outras salas e em uma delas ouvimos as seguintes observações:

— Será que essa lagarta vai virar uma borboleta? – perguntou uma criança.
— Claro que não! Ela é só uma lagarta! – respondeu outra prontamente.

Depois disso, voltamos para a sala e retomamos o assunto. As crianças ficaram muito intrigadas. Será mesmo que nossa lagarta pode virar uma borboleta? Só há uma maneira de descobrir: acompanhando o bicho por algum tempo. Assim, decidimos construir uma casinha para a lagarta em nossa sala para que pudéssemos observá-la mais de perto. Claro que as crianças adoraram a ideia!

Muito empolgadas, as crianças retornaram ao pátio e “colheram” comidinhas (folhas diversas) para nossa nova amiguinha. Com bastante cuidado, colocamos a lagarta em um recipiente transparente e tampamos com um pano todo furadinho para que ela pudesse respirar.

A Turma do Trenzinho está vivenciando uma experiência incrível! Logo logo contamos para vocês o resultado dessa experiência.

Um abraço!
Professora Alexandra Ramos

2 fotos lagarta