Com a chegada da festa junina do Recreio, resolvi propor às crianças uma produção de girassóis para enfeitar a Escola. Numa roda de conversa, comuniquei a elas que faríamos as flores. Em seguida, expliquei que primeiro passo do nosso trabalho seria fazer uma pintura coletiva para produzir girassóis grandes. Nesse momento, quis instigá-las a um novo desafio e propus também uma experiência com as cores!
Apresentei em roda três potes de tinta com cores diferentes: amarelo, vermelho e preto. Depois misturei as cores, de duas em duas, sempre perguntando para as meninas qual cor iríamos criar com a mistura. Com isso, fui despertando na turma a curiosidade e criando expectativas. Vi nessa proposta de artes uma ótima oportunidade para ampliar o conhecimento das crianças, de forma séria e divertida.
Como as crianças já nomeiam e identificam algumas cores, as duas escolhidas primeiro foram apresentadas, exploradas e misturadas. A primeira experiência que fizemos foi com as cores amarela e vermelha, que aos poucos foi se transformando em uma nova cor. Adivinhem qual…
Na sequência, utilizamos a nova cor criada para mais uma experiência e misturando-a com a tinta preta conseguimos a cor marrom.
E foi assim, experimentando, misturando e transformando que conseguimos as cores que precisávamos para pintar os nossos girassóis. Alguns grandes, outros pequenos, alguns confeccionados coletivamente, outros individualmente. Para as pétalas dos nossos girassóis usamos a cor laranja e para o miolinho utilizamos a cor marrom que, finalizados com o papelão picadinho, ganhou a forma e a textura que embelezaram o nosso arraial!
Nossa festa foi um sucesso. Além das meninas dançarem lindamente, ainda comemoramos os 40 ANOS da ESCOLA RECREIO!
Parabéns Turma do Sol! Parabéns RECREIO!!!
Abraços e até a próxima!
Professora Antônia Gomes