O estudo sobre as profissões continua a todo vapor na Turma das Letras. Antes de sairmos de férias, as crianças listaram algumas das profissões que querem conhecer um pouquinho mais e a primeira escolhida pelo grupo foi a de dentista.
As crianças fizeram um monte de perguntas sobre essa profissão, mas eu não sabia responder quase nada. Então sugeri a elas que convidássemos um dentista para vir ao Recreio nos ajudar e imediatamente o João Pedro se pronunciou:
— Já sei, Marcella! O meu pai é cirurgião dentista. Acho que ele pode vir aqui!
Todos nós adoramos a ideia e, com muita empolgação, escrevemos uma carta para o pai do João Pedro convidando-o para nos visitar e contar um pouco mais sobre a sua profissão. Ficamos muito felizes, pois ele prontamente atendeu ao nosso pedido.
Antes do dia combinado para a visita do Rafael, pai do João Pedro, expliquei para as crianças que deveríamos nos preparar para esse momento, já que a ideia era entrevistá-lo para aprender sobre sua profissão. No mesmo instante uma das crianças me perguntou o que era uma entrevista. Então expliquei para o grupo que entrevista é uma conversa na qual uma pessoa faz muitas perguntas a outra para obter informações sobre determinado assunto. Expliquei também que existe uma profissão chamada jornalismo e que uma das funções do jornalista, profissional dessa área, é fazer entrevistas.
Muito entusiasmadas, as crianças prepararam uma lista de perguntas para o Rafael:
— Você já machucou alguém?
— Se correr, cair e quebrar o dente, o que a gente tem que fazer?
— O que você faz?
— Você estudou muito para ser cirurgião?
— Se comer muita bala estraga o dente?
No dia da visita, as crianças se comportaram como verdadeiros jornalistas. Elas levantavam as mãozinhas para fazer perguntas, prestavam atenção nas respostas e aguardavam pacientemente a hora certa para perguntar.
Aprendemos muitas coisas com a visita do Rafael. Vimos a importância de escovar os dentes, principalmente, depois das refeições e depois de comer doces. Aprendemos também que chupar bico o tempo todo pode causar um distúrbio chamado “mordida aberta”. Por isso, é importante que as crianças parem de chupar bico o mais cedo possível. Além disso, descobrimos que para ser um cirurgião dentista é preciso estudar muito.
Foi um dia muito especial, recheado de descobertas e aprendizado. Aproveito a oportunidade para agradecer ao Rafael Loureiro por prontamente aceitar o nosso convite.
E como a curiosidade dessa turminha não tem fim, já sabemos a próxima profissão que iremos estudar: é a dos policiais.
Até a próxima aventura!
Professora Marcella Grigorini